Fortaleza Verde: revista experimental foca em meio ambiente na capital



2 Comentários



(Foto: Thiago Silveira)

Por Thiago Silveira

No poema “Rondó da Liberdade”, Carlos Marighella lembra que “É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer”. O fazer jornalismo exige de quem se aventura pela arte de ordenar as palavras em frases entendíveis, relatar fatos e vida, como quem conta uma história, coragem!

É preciso coragem para nadar contra a correnteza da comunicação imediata, vazia e do jornalismo empresarial que só visa ao lucro, público e relações de poder. Coragem para dizer não às relações de exploração corporativas e não romper com valores, certezas e sonhos que custaram muito caro para serem lapidados ao longo da vida.

A revista Fortaleza Verde também nasce da coragem/vontade/ousadia de pautar temas tão relevantes para a cidade e para o mundo hoje. Ela é um experimento de trabalho de conclusão no Curso de Comunicação Social/Jornalismo. Construir outras relações de cuidado e sustentáveis é urgente e necessário. Essa geração, que será conhecida no futuro pelas marcas que deixará no planeta, precisa urgentemente retomar costumes de convivência com o planeta que sejam menos agressivos.

02_Fortaleza VerdeO Hugo e o Demitri, personagens de algumas histórias contadas nesse trabalho, contam mais à frente, como suas relações distintas com o meio em que estão inseridos mudaram suas vidas. São duas propostas de ver e conviver com a cidade que não são novas, mas foram deixadas de lado pela maior parte da população dessa grande fortaleza de concreto e verde.

É dessa relação de contrastes cinza/esverdeado que Fortaleza é feita. Não ao longo de 290 anos. A história vivida não é a história contatada, e as criaturas que já habitavam aqui e, ainda hoje são responsáveis para que o ciclo da vida não se desestabilize por completo, tem tanto ou mais direito sobre essas terras, águas, ar…

Nas páginas que seguem, algumas partilhas que podem ajudar a ver a cidade por outros ângulos e ousar tecer novas relações com o meio que também é formado por nós.

E aí, bora ler? Só clicar aqui: Fortaleza Verde!

Thiago Silveira é jornalista


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *