Documentário ‘Quem Saiu Para Entrega?’ inova para apresentar rotina de entregadores



0 Comentários

(Ilustração/montagem: Uli Batista)

Em produção acadêmica inteiramente remota, no formato vertical e para o IGTV, trabalhadores puderam expor o dia a dia que enfrentam entregando comida durante a pandemia

Hospedado no Instagram @quemsaiuparaentrega, o curta-documentário relata a rotina de cinco entregadores de comida, usando diferentes perspectivas acerca do trabalho com entregas na pandemia. Evaldo Cevinscki Neto, Leonardo Roque Machado e Paula Roberta de Souza encabeçam o projeto, sob orientação da professora Beatriz Cavenaghi. O filme tem 20 minutos de duração.

De humilhações praticadas por clientes e negligências cometidas pelos aplicativos à solução para um trabalho livre e independente, o filme reúne opiniões divergentes mas que não se excluem. As problemáticas trazidas pela pandemia ficam evidentes nos relatos. Uma das escolhas criativas foi dar a narrativa para os próprios trabalhadores, com um método inovador de produção: tudo foi dirigido e produzido a distância, remotamente. Os trabalhadores e a trabalhadora de aplicativos que participam ativamente do filme são André Brasil, Luan Fanha de Souza, Ronaldo Pereira, Rodrigo Silva e Tatiana Dias. Para humanizar a perspectiva dos entregadores, eles e ela contaram suas histórias e filmaram seu cotidiano com liberdade, através dos próprios celulares. O formato vertical traz uma identidade própria para a produção. Orientações via mensagens, áudios e chamadas de vídeo foram a saída que os diretores encontraram para guiar os protagonistas do curta-metragem.

Além da produção remota e do formato vertical, ‘Quem Saiu Para Entrega?’ ainda traz a estética e funcionalidade dos aplicativos de entrega e do mundo digital para dentro do filme. Em diversos momentos surgem na tela notificações, pedidos sendo executados dentro dos apps, navegações por aplicativos de geolocalização, entre outras inserções. Tudo isso torna o material identificável  e atraente para o público engajado nas mídias sociais.

“Esse documentário tá incrível. Relatos fortes, roteiro e edição impecáveis. Muita admiração pelos produtores e para os profissionais que contaram sobre sua rotina”, diz comentário na publicação do filme. O Instagram onde o projeto independente está hospedado segue alimentado com notícias e conteúdos. 

///

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *