revistaberro-bodeberro-destaque

Vai ter Berro na Copa!

Galera massa,

A Copa do Mundo, enfim, tá chegando! Por mais que tenha havido luta, a gente sabe que vai ter Copa. Não tem jeito! Até porque a gente sabe também que, se não tivesse Copa, as mazelas sociais brasileiras continuariam existindo, não seriam resolvidas como que num passe de mágica. O problema, para nós da Berro, decisivamente não está na Copa em si, mas no estrutural e histórico modelo brasileiro de favorecimento dos negócio$$$ por meio de ciclos – já foi o açúcar, o ouro, o café, o leite, a soja e, agora, a era dos mega-eventos (Copa e Olimpíadas) – sempre em detrimento dos direitos sociais da população. O lance não é se vai ter Copa ou não, mas para quem ela é feita!

Copa para quem?

Para garantir o sucesso dos negócios econômicos, o Estado brasileiro sempre violou direitos daqueles que não se resignaram, daqueles que representavam empecilho ao progresso econômico. Com a Copa não foi diferente. Devemos aproveitar o momento do torneio – e a consequentemente visibilidade que ele trouxe às lutas sociais – para berrar em alto e bom som contra esse modelo histórico opressor e violador de direitos. A culpa, meus caros, é do modo de produção capitalista; não percamos isso de vista em nenhum momento da nossa crítica ao mundial!

Enfim, a contextualização acima é só pra dizer que, junto com diversos outros coletivos e iniciativas individuais de comunicação social independentes e alternativas à mídia empresarial, a Berro estará fazendo uma cobertura especial nesse mês de Copa do Mundo no Brasil. Cobertura crítica, obviamente! Teremos produções próprias, coletivas, em parceria, como também disponibilizaremos nosso espaço virtual (revistaberro.com e facebook.com/RevistaBerroCE) como plataforma agregadora e compartilhadora das diversas produções alternativas.

Portanto, fiquem ligados e sintam-se, desde já, parte integrante dessa cobertura; cheguem junto, colaborem, mandem textos, vídeos, fotos, charges, ilustrações… ou seja, se apropriem desse espaço coletivo e de luta contra-hegemônica! Tamo junto!

Os berradores
revistaberro@revistaberro.com
Arturartur@revistaberro.com
Joãojernesto@revistaberro.com
Rafaelrafaelsalvador@revistaberro.com
Thiago Zéthiagoze@revistaberro.com

E aí, pensaram que tinha acabado? Nã-nã-ni-nã-não! Já como parte dessa cobertura especial no mês da Copa, na perspectiva da crítica sobre o modelo opressor histórico do Estado brasileiro, inauguramos a TV Berro e apresentamos uma entrevista com o delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Orlando Zaconne, responsável pela investigação no caso do pedreiro Amarildo, na Rocinha, favela carioca.

Zaconne conversou com a Berro sobre diversas questões: política de guerra às drogas, extermínio e controle social, processo de criminalização, encarceramento em massa, modelo autoritário e violento do Estado brasileiro, desmilitarização da PM, sistema e partidos políticos, eleições e, claro, Copa do Mundo! A primeira parte da entrevista estará no revistaberro.com e no facebook.com/RevistaBerroCE ainda nesta segunda-feira, lá pro final da tarde! Fiquem por enquanto só com um trechim! Inté já!

Um comentário em “Vai ter Berro na Copa!

Deixe uma resposta