Mostra Arrabalde 2019 seleciona projetos de dança realizados por mulheres



0 Comentários

(Ilustração: Dhiovana Barroso e Sarah Nastroyanne)

Está aberta a convocatória para a Mostra Arrabalde 2019, evento de dança feminista que busca explorar outros modos de ver o feminino na dança, para além dos padrões clássicos impostos. Podem participar mulheres cis e transgênero de Fortaleza e região metropolitana com idade a partir de 18 anos, com projetos solo ou em grupo. O período de inscrições segue até 23 de dezembro e as apresentações serão de 22 a 24 de janeiro, no Teatro José de Alencar. Os 15 trabalhos selecionados receberão um cachê de R$1.500. A Mostra Arrabalde 2019 é um projeto da Prodança – Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Danças do Ceará, contemplado no VII Edital das Artes de Fortaleza.

Além das apresentações, será realizado um seminário no dia 21 de janeiro na Biblioteca Dolor Barreira, e uma roda de conversa com a presença de todas as participantes e da equipe que integra a Mostra.

Qual a principal imagem associada à mulher na dança? De forma geral, o padrão da bailarina clássica (leve, com movimentos delicados e perfeitos), ainda é muito presente. Muitas artistas que contestaram esse padrão e buscaram outras estéticas na dança foram condenadas às margens da história da arte. Daí a expressão “arrabalde”, que dá título à Mostra e que significa periferia, ou ainda, lugar extremamente afastado da cidade.

(Ilustração: Dhiovana Barroso e Sarah Nastroyanne)

A intenção das artistas Tatiana Valente e Aspásia Mariana, idealizadoras do projeto, é abrir mais espaço para mulheres e também proporcionar maior diversidade de expressão. Dessa maneira, o trabalho se torna uma ação política e afirmativa da Prodança. Além de proporcionar espaço para elas no palco, os bastidores da Mostra também são compostos por mulheres, todas remuneradas, o que também se torna uma ação política ao gerar renda para as artistas e as demais trabalhadoras envolvidas no projeto.

A relação dos trabalhos selecionados será divulgada no Instagram da Mostra (@mostraarrabalde). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui, e também disponível na bio do perfil no Instagram.

///


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *