ticuqueiros3

Da Zona da Mata pernambucana para o mundo

(Fotos: divulgação)

O nome Ticuqueiros é uma referência a esse trabalhador rural, que limpa a área de plantação da cana-de-açúcar durante a entressafra, personagem fundamental na cultura musical da região da Mata Norte, como da própria identidade cultural de Pernambuco. A banda, que surgiu em 2001, na cidade de Nazaré da Mata, interior de Pernambuco, é resultado do encontro desses jovens nas tradicionais Escolas de Música daquela cidade.

Formada por Marquinhos Ralph (voz, sax e pífano); João Paulo Rosa (percussão e vocal); André Arcoverde (guitarra e vocal); Fábio Pipa Miranda (percussão); e Álison Freitas (contrabaixo) e Felipe Silva (trombone), a banda mescla diversas referências musicais, novos elementos sonoros às influências vindas da música tradicional da Zona da Mata pernambucana, fazendo um som vibrante e singular, com letras que traduzem tanto particularidades do homem do campo e sua relação com a cidade, quanto as tradições e costumes desse povo. Apresentando ainda a dinamicidade da música local e sua similaridade com outras culturas, traz nas letras misturas de ficção e realidade, mas sempre fazendo menção a algum detalhe do mundo em si. Do político, do social, do ecológico, das relações humanas. Curiosidades que estão à sua volta.

ticuqueiros1O grupo lançou seu primeiro disco Ticuqueiros – Dos canaviais da Zona da Mata, em 2007. São 15 faixas que remetem à riqueza cultural e musical da região da Zona da Mata de Pernambuco. Com participações de artistas, amigos(as) e parceiros(as), entre eles(as): o músico Siba Veloso, a cantora Isaar de França, a musicista Renata Amaral, os músicos e compositores Tiné e Nilton Júnior. Este último também assina a direção musical; além dos Mestres da Cultura Popular, Cosmo Antônio e Mestre João Paulo.

O grupo já fez várias apresentações nos principais eventos e festivais de música de Pernambuco, além de apresentações nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Em 2008 partiram para uma turnê na Europa, com shows nas cidades Lisboa e Porto, em Portugal e Barcelona, na Espanha. Ano passado, 2014, a banda foi indicada a melhor grupo regional no 25º Prêmio da Música Popular Brasileira.

 

ticuqueiros2

Agora chega o novo disco da banda. Foto Do Mundo levou dois anos entre gravações e mixagens até chegar ao arranjo final. Vem com participações ilustres de Jr. Black, Alessandra Leão, Juliano Holanda, Roque Neto, Adelmo Arcoverde e Adiel Luna. Ainda traz André Mucuim no contrabaixo e Juliano Holanda no baixo e efeitos de guitarra. São 12 músicas de compositores diversos. O disco mais recente mostra uma banda amadurecida sem perder suas características originais, porém trazendo outras formas de arranjar as músicas, já que o tempo exerce seu papel no escutar, no entender, no andar e ouvir as músicas do mundo.

Bora conhecer o som dessa galera? Aqui ó: https://soundcloud.com/ticuqueiros-nazar

Para contatos, (81) 996062784 e 992869519. E-mail: jpandeiro@yahoo.com.br

Deixe uma resposta