15 março, 2016
0 Comentários
0 Comentários
Você sabia que 6 pessoas são assinadas por dia no Brasil pela PM? E que 77% dessas vítimas são negras? Sabia que apenas 8% dos homicídios são resolvidos pelos inquéritos policiais? Sabia também que 70% dos(as) brasileiros(as) não confiam na polícia?
Você já pensou numa polícia desmilitarizada? Sem truculência? Sem tortura nem abuso de autoridade? Pois isso é possível! Muito possível!
Em setembro de 2015, os Comitês pela Desmilitarização da Polícia e da Política, em todo o Brasil, lançaram coletivamente uma cartilha que explica didática e ilustrativamente como funcionaria tal iniciativa.
A cartilha, construída em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH), e, de acordo com os comitês, “foi feita a muitas mãos, de forma horizontal e em permanente diálogo com as lutas dos movimentos sociais populares, abrangendo a totalidade da segurança pública e a complexidade do fenômeno da violência de forma crítica e com a amplitude necessária que o tema exige”. O material se baseia em tópicos muito interessantes:
- 1) Desmilitarização da Polícia e da Política: O que é e por que você precisa saber disso?
- 2)Segurança para quem?
- 3)Desconstruindo mitos sobre a Desmilitarização
- 4)Quem ganha com a Desmilitarização?
- 5)Fim da guerra contra os pobres
- 6)Cinco razões para você também lutar por isso
- 7)Como desmilitarizar e o que já existe?
- 8)Como reagir a uma abordagem policial (o famoso “baculejo” ou “geral”?
Essas e muitas outras informações você encontra nela, que pode ser acessada aqui: Cartilha pela Desmilitarização!
E aí, bora ler essa cartilha todinha, hein?