0 Comentários
Durante os dias 15 a 29 de outubro, acontece a MoV.Cidade – Mostra de Sustentabilidade e Criatividade Urbana de Vitória (ES). O evento, realizado desde 2018, acontece neste ano em caráter virtual. Dentre os filmes da programação, o curta cearense Rotina Familiar, idealizado e dirigido por Leo Silva e com produção de Emilly Guilherme, concorre a premiação. A votação será feita de forma popular, ou seja, o público vota nos melhores trabalhos, por meio da plataforma da mostra. Os selecionados serão premiados com valores de até R$ 3 mil.
Em tempos de isolamento e distanciamento social, as relações e costumes considerados “comuns” tiveram que se adaptar às novas formas de convivência e normas sanitárias. Essas mudanças também refletem nas relações e rotinas familiares, que dá nome, inclusive, ao curta e crônica visual de Leo Silva.
Rotina Familiar
O filme traz a rotina de uma família do Santa Filomena, no Bairro Jangurussu. O barulho da rede que balança na sala, a avó que cozinha e trabalha, e as brincadeiras das crianças criam uma crônica visual acompanhando os momentos de cotidiano, que poderiam ser uma tarde de segunda ou um sábado pela manhã na longa quarentena, decretada em março deste ano no Ceará.
Para Leo Silva, que, ao mesmo tempo que documenta e vivencia:
“A Rotina Familiar é um filme, é um curta, é uma crônica que traz uma movimentação de tempo e espaço da casa. Claro que ela nem sempre é assim, pois muitas das vezes todos estão em suas correrias e foi necessário um certo momento para olhar e perceber essa sintonia, essa pequena correria que, querendo ou não, está carregada de afeto”
“A ideia surgiu durante a quarentena, nas primeiras semanas de março. Estava a fotografar minha casa e também a gravar pequenos takes. Durante esse processo, fiz uma edição simples e enviei para a Emilly. Ela comentou e começamos a pensar junto esse processo. Passei mais uma ou duas semanas filmando essa cena, essa rotina. E foi ‘massa’, porque resultou no filme final, que é essa rotina familiar que está no mundo”, conclui Leo.
A Mostra de Sustentabilidade e Criatividade Urbana de Vitória (ES) – MoV.Cidade abriu chamada em junho para seleção de filmes, atrações musicais, performances, fotografias e outras áreas. O evento/laboratório discute a relação da cidade e de pessoas com as diversas artes. Neste ano, por conta do cenário da pandemia da Covid 19, o evento acontecerá, pela primeira vez, no formato online
A transmissão dos trabalhos será exibida em uma plataforma gratuita, chamada MoV.On, que será lançada em setembro. (Lançamento em setembro)
Sinopse:
Março de 2020, as famílias se encontram em quarentena devido ao COVID19. O filme traz a rotina de uma família do Santa Filomena, no Bairro Jangurussu. O barulho da rede que balança na sala, a avó que cozinha e trabalha e as brincadeiras das crianças, criam uma Crônica Visual dentro dessa Rotina Familiar.
Link para assistir e participar: https://movcidade.com.br/title/rotina-familiar-cronica-visual/
Ficha Técnica:
Consultoria: Emilly Guilherme
Produção: Emilly Guilherme e Leo Silva
Ideia/Concepção/Roteiro/Câmera/Edição: Leo Silva
Atores/Família:
Ordem de aparição:
Mãe
Pai
Sobrinhas
Sobrinho
Apoio Cultural
l Festival de Cultura Dendicasa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.