0 Comentários
A iniciativa do Instituto Alana procura reconhecer projetos de transformação protagonizados por crianças e adolescentes em todo o Brasil (Foto: divulgação)
Desde o dia 4 de abril, crianças e jovens que colocam em prática suas próprias ideias com o propósito de contribuir para a mudança da realidade podem inscrever seus projetos na segunda edição do Desafio Criativos da Escola. Os(as) interessados(as) podem enviar tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento até o dia 15 de outubro de 2016, pelo site do Criativos da Escola (http://criativosdaescola.com.br/). O Desafio premiará as 10 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo e impacto social com uma viagem para um destino surpresa no Brasil a ser anunciado, onde os grupos poderão trocar experiências e fortalecer seus projetos, além de prêmios em dinheiro para a escola e para os educadores responsáveis. O objetivo do Desafio é celebrar iniciativas desenvolvidas em escolas públicas e privadas que estimulam o protagonismo dos(as) alunos(as) e incentivam a formulação de ideias e soluções para eventuais problemas que atingem as escolas ou os municípios onde moram.
“Em 2015 recebemos 419 projetos de todo o país, e cinco deles foram selecionados como vencedores. A qualidade das histórias recebidas foi tão alta que, neste ano, decidimos ampliar para dez o número de projetos premiados, podendo, assim, dar reconhecimento e visibilidade para mais iniciativas”, explica Carolina Pasquali, diretora de comunicação do Instituto Alana e coordenadora do projeto.
Na primeira edição, em 2015, as cinco equipes com as histórias de transformação mais impactantes foram escolhidas e foram para São Paulo, onde vivenciaram uma imersão e criaram a plataforma online “Eu sou Criativo” (acesse aqui). O site foi desenvolvido para mobilizar, inspirar e convocar outros jovens a transformarem suas realidades.
Para os(as) educadores(as) que têm interesse em desenvolver projetos de transformação com seus discentes e gostariam de ter acesso a um material que os apoie, o site do projeto disponibiliza textos, vídeos e reflexões que podem inspirar o processo (acesse aqui: www.criativosdaescola.com.br).
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”. Desenvolve, desde 2006, o Projeto Criança e Consumo, que atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.