foto divulgação SYMBIOS_editado

Exposição SYMBIOS será lançada neste sábado (23), no Salão das Ilusões, em Fortaleza

Buscando retratar aspectos íntimos do cotidiano, a exposição estará aberta para visitações de 23 de agosto a 13 de setembro

Será neste sábado, 23, a partir das 16h a vernissage da exposição SYMBIOS, do artista visual Max Uchoa. O trabalho é resultado de um processo investigativo do artista que busca retratar o cotidiano humano de maneira lúdica e extraordinária. A exposição será ambientada no Salão das Ilusões e fica aberta a visitações até o dia 13 de setembro.

Visando uma estética alegórica e frágil da vida, as imagens das telas se compõem a partir de elementos relacionados ao secreto/íntimo das pessoas. Conforme Max, o corpo e o espaço são elementos intermediários no processo de produção das obras.

As indagações que norteiam a exposição, ora perpassam pelo desenho, ora pela pintura, mas é na fotografia que encontram seu lugar de construção. “As obras se compõem a partir de personagens reais e atmosferas próprias, nutrindo em seus signos e significâncias a iminência do movimento”, comenta. Esse movimento se constrói numa espécie de colagem e sobreposição de formas, para falar de memórias, desejos e sonhos.

O Salão

Situado na rua Coronel Ferraz, no Centro, em Fortaleza, o Salão das Ilusões dispõe de dois tipos de funcionamento: enquanto corpo pensante e de produção, se movimenta durante a semana, numa espécie de coworking, que agrega artistas visuais, figurinistas, designers, assim com a gastronomia, com a cozinha vegana do El Laricon; já no atendimento ao público, o espaço oferece programação fixa de terça a sábado.

Por essência, o Salão se propõe a ser um difusor de experimentação, além de servir como palco para os artistas que estão produzindo na cidade ou fora dela. “Sem feixes burocráticos, limites de tempo e espaço, recebendo e jogando ideias”, explica Ingra Rabelo, artista visual, produtora e integrante do El Laricon.

Tendo como prerrogativa a “circulação de ideias”, as atividades se integram às exposições e demais intervenções artísticas na casa, além de interagir com o próprio público. “A ideia é que seja um processo colaborativo de duas vias, a interna e externa, fazendo do Salão não só um espaço construído por quem o povoa diariamente, mas por quem o visita e se encanta”.

Projetos

Entre os projetos, o “Zuada” já recebeu artistas locais como Vitor Colares com o projeto “O mundo coberto de penas & substantivos femininos”; Daniel Sansil e os Malucos do Brasil; Bruno Rafael apresentando “Mar é coisa aberta”; Danilo Guilherme com “Acústico III dan”, entre outros.

O “Bote o seu!” é um projeto de vinil e propõe uma interação com o público na escolha do som, incentivando-o a compartilhar seus próprios vinis.

Lançamentos

Ao final de agosto, o Salão receberá espaços e colaboradores externos, em evento que conta com a participação de estúdios de tatuagem, massagista e brechós.

Já entre os projetos em elaboração, está em processo o lançamento da loja de arte “Batente” e da camisetaria “Marginal Vintage”, enquanto o El Laricon planeja festivais temáticos com a gastronomia vegana.

Na área formativa, há o projeto de um circuito de criação nas artes visuais para pensar o desenho, a fotografia, o discurso do artista, portfólio e produção.

Serviço

Vernissage da exposição SYMBIOS
Quando: 23 de agosto, sábado, a partir das 14h até às 22h
Onde: Salão das Ilusões (Rua Coronel Ferraz, 80, Centro).
Site: http://www.salondelasilusiones.com/

ENTRADA FRANCA

Maiores informações

  • Max Uchoa (artista visual, designer) dizporvoce@hotmail.com – 96501716
  • Ingra Rabelo (artista visual, produtora e integrante do El Laricon) : ingra.rabelo@gmail.com – 8788-9755

Deixe uma resposta