lgbt-flag-660-jpg

Pelo direito à diversidade

(Foto: Reprodução)

Por Verônica Guedes

Em 2007, ampliando o cenário de atuação na defesa e promoção dos direitos humanos, o Cenapop (Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania) criou o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, com o objetivo de estimular a  reflexão sobre temas ligados à cultura e  direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais  e de promover a convivência pacífica de seres humanos, sem preconceito de gênero ou orientação sexual.

Em 2011, partindo de uma ação articulada com o Conselho Nacional de Cineclubes, em um programa de circuitos audiovisuais, a partir da integração entre cineclubes brasileiros com Festivais, Filmotecas e realizadores independentes – o For Rainbow investiu numa ação de itinerância com abrangência nacional. A parceria também foi acolhida pela rede do Cine Mais Cultura, pontos de cultura, ONGs que trabalham com Direitos Humanos, escolas da rede pública e outros espaços culturais.

Como resultado, a 4ª Mostra Itinerante do For Rainbow – também patrocinada pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MINC) – contemplou 150 espaços de exibição em todo o país.  Para cada coletivo participante desta itinerância, junto com os filmes, foi enviado um CD que, entre outros textos de leis de proteção e de cidadania LGBT, continha o programa “Brasil Sem Homofobia”. Em todos estes espaços as exibições foram seguidas de debates sobre a questão LGBT.

A 5ª edição da Mostra Itinerante do For Rainbow acontecerá em 250 cineclubes, pontos de cultura e espaços culturais de todo o Brasil – com filmes exibidos durante o festival – e iniciou-se em Fortaleza, nos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Barra, Jangurussu e Mondubim, no mês de maio. Na ocasião, os Cucas receberam a exposição multimídia No Escurinho do Cinema – A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro.

Novamente, cada coletivo participante desta itinerância, em todo o Brasil, receberá junto com os filmes, um CD que, entre outros textos de leis de proteção e de cidadania LGBT, trará o programa “Brasil Sem Homofobia“. Como nos anos anteriores, em todos os espaços as exibições serão seguidas de debates sobre a temática LGBT.

A Mostra Itinerante do For Rainbow é a maior de todo o Brasil e oferece a centenas de jovens a oportunidade de conferir a produção cinematográfica de diversos estados brasileiros e de trocar ideias sobre as questões contempladas nos filmes e sobre o fazer cinematográfico.

Com a Mostra Itinerante, o Cenapop busca contribuir para o programa “Brasil Sem Homofobia” de combate à violência e de promoção da cidadania LGBT, ajudando a construir uma cultura que garanta dignidade e direitos iguais a homens e mulheres, sem preconceito de orientação sexual, crença, raça ou identidade de gênero.

Verônica Guedes é ativista pelos direitos LGBT

*Artigo publicado na Revista Berro – Ano 02 – Edição 04 – Julho/Agosto 2015 (a seguir, versão PDF).

 

Deixe uma resposta