Instituto Alana lança versão em português do livro ‘Crianças sem marca’



0 Comentários



Publicação, traduzida do original Kids Unbranded, traz dicas sobre como se viver de forma mais sustentável e harmônica em uma sociedade de consumo (Foto: divulgação)

Em 2006, o Criança e Consumo, projeto do Instituto Alana, dava seus primeiros passos na luta por uma infância mais plena e livre de apelos comerciais. Agora, às vésperas de completar 10 anos, o projeto lança no Brasil o livro Crianças sem marca: Dicas para pais que vivem em uma cultura de mercado, traduzido do original Kids Unbranded, que foi lançado em 2014 pelo “Centro para um novo sonho Americano”. Em breve, nos próximos dias, a publicação estará disponível no site do projeto gratuitamente: http://criancaeconsumo.org.br/.

Desde o início, o Criança e Consumo visa não somente ao fim do direcionamento da publicidade para as crianças, mas também fomentar o debate sobre o tema. “Hoje buscamos sensibilizar a população para o fato de que o consumismo na infância é um problema grave e urgente, não mais restrito à esfera familiar em virtude dos impactos sociais, econômicos e ambientais que gera. Esse livro é um material atual e completo para inspirar ações e iniciativas brasileiras”, diz Isabella Henriques, coordenadora do projeto.

Ao longo de treze capítulos, a publicação apresenta questionamentos sobre as crianças como alvos da publicidade, os prejuízos que essa prática traz ao desenvolvimento e saúde infantil, bem como ao meio ambiente e as interferências do consumismo infantil no ambiente escolar. Também aponta alternativas para como se educar as crianças em um ambiente não comercial com propostas de mudança de comportamento corporativo e comprometimento com a legislação vigente.

Criança e Consumo
Criado em 2006, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *