(Podcast) Mitocôndria #5 entrevista Gustavo Costa // Fotografia Periférica



0 Comentários

Como proposta de difusão cultural no Estado, Dani Guerra e Leo Silva propuseram realizar, para a Convocatória Arte em Rede da Secult-CE, um episódio especial da Mitocôndria sobre as fotógrafas e os fotógrafos das periferias de Fortaleza. No começo da noite do dia 21 de outubro, dia do podcast, lançamos nas redes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura como parte da programação do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC).

O programa nasce no isolamento e coloca o tema da fotografia periférica no espaço virtual do museu. Um respiro que parte das histórias de afeto de cada um de nós com a fotografia para divulgar novos olhares possíveis, novas representações necessárias. Para isto, o episódio conta com a entrevista com o fotógrafo Gustavo Costa, além de trechos da Conferência de Fotógrafas(os) Periféricas(os) – Carcará que aconteceu virtualmente em agosto.


Quem é tu na fila do pão?

Gustavo Costa é fotógrafo, ilustrador, estudante de Geografia e militante do Movimento Negro. Atuante nos coletivos Zóio e Perigrafia, Gustavo conversa sobre como começou a produzir imagem dentro da comunidade Sabiaguaba, onde vive, além de explicar o processo criativo de dois trabalhos, Afoitos (Coletivo Zóio) e Paisagens Oníricas.

“Da gente, que trabalha com fotografia na periferia, quebrar esse lugar do estranho, as pessoas perguntam pra mim ‘como é que você consegue o retratar as pessoas de uma forma tão espontânea’. Eu acredito que parte dessa relação mais direta com as pessoas e também de uma relação afetiva, porque eu penso muito que eu estou registrando aquela pessoa do jeito que eu gostaria de ser retratado”, argumenta o fotógrafo.

Além dele, a Mitocôndria trouxe neste EP a proposta de colagem transmídia, com recortes da fala de cinco artistas acerca das construção de imagem e periferia. Por ordem de exibição, são: Aline Furtado, Bira Carvalho, Flávia Almeida e Helen de Sá do Projeto Princesinha da Favela e Pedra Silva.

Respira! Já bebeu água hoje?

 

Mitocôndria #5 – Fotografia Periférica

Locução e produção: Dani Guerra e Leo Silva
Texto de abertura: Dani Guerra e Leo Silva
Poema: Perigo de Talles Azigon
Edição: Leo Silva
Arte de divulgação: Lara Albuquerque
Mitocôndria no Spotify: http://bit.ly/mitocondriaa
Canal da Foto Conferência Carcará: http://bit.ly/carcarafoto


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *