sauna2

Sauna temazcal: reconexão espiritual e purificação energética

(Foto: reprodução)

Por Bruno Gurgel

A sauna temazcal ou tenda de suor, como é conhecida popularmente, é um banho de vapor tradicional de povos ameríndios, que proporciona limpeza, relaxamento, equilíbrio entre o corpo e a mente, além de outros benefícios físicos e espirituais. A cerimônia ritualística possui um caráter espiritual de cura e purificação energética. É uma representação do útero da mãe terra, onde cada pessoa é concebida. Durante o processo se tem a interação dos quatros elementos, terra, fogo, água e ar.

O ritual de sauna temazcal da Floresta Urbana – Sombra do Cajueiro, em Fortaleza, acontece dentro de uma oca construída de superadobe em forma circular, onde as/os participantes sentam na terra e no centro são depositadas pedras aquecidas no fogo. Sobre as pedras é comum ter ervas medicinais e essências. A água é jogada aos poucos sobre as pedras quentes, produzindo um vapor que vai tomando toda a oca. Os benefícios são muitos, pois esse vapor é capaz de relaxar, limpar as vias respiratórias, dilatar os vasos sanguíneos, eliminar toxinas através do suor, entre outros.

Após sair da sauna e depois de tomar um banho frio, a sensação de relaxamento e tranquilidade é notória nas pessoas. É possível perceber uma melhora na qualidade de nossos pensamentos e emoções. É aconselhável beber bastante água antes da sessão e as contraindicações são as mesmas para saunas tradicionais.

No vídeo abaixo, você pode acompanhar um pouco como se dá o processo ritualístico da sauna temazcal. Se deseja experimentar os benefícios da sauna temazcal em Fortaleza, entra em contato com a Floresta Urbana – Sombra do Cajueiro.

Bruno Gurgel é publicitário e videomaker 

Deixe uma resposta