forrainbow9_g

9º For Rainbow é berro certeiro contra o preconceito

O evento, que ocorre de hoje (1º) até o próximo dia 8, reúne produções da cinematografia mundialComeça hoje (1º), em Fortaleza(CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a 9ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual. O evento vem num momento muito oportuno, quando recentemente o Congresso avançou a proposta reacionária do Estatuto da Família, que define como família “a união entre homem e mulher”. Coisa mais tosca, né? Pois é, o For Rainbow vem pra justamente mostrar que família é a união pelos laços fraternos de amor, independente de gênero e orientação sexual. Em pleno 2015, ainda é preciso que enfatizemos isso!

O objetivo principal do Festival é debater a cultura LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e fomentar direito humanos básicos a esta população. Sabe o que é mais legal? A programação é totalmente gratuita! E ó, num é pouca coisa não viu: reúne produções da cinematografia mundial, com diversos títulos inéditos no Brasil e películas exibidas em eventos como o Festival de Berlim, na Alemanha. Nesta 9ª edição, concorrerão na “Mostra Competitiva Internacional” seis longas e 21 curtas-metragens, entre produções nacionais e estrangeiras.

Durante a rica programação do evento, acontecerão as mostrar Lilás; Avante; e Educativa (esta ocorrerá nos bairros Conjunto Ceará, Bela Vista, Pio XII, Grande Jangurussu, Pirambu e José Walter), entre outras atrações, como a cantora Angela Ro Ro, que se apresenta na abertura do evento; no encerramento, a atriz Elke Maravilha divide o palco com o grupo cearense Samba de Rosas, e ao longo dos dias os grupos The Crazy e The Dillas, entre outras bandas, tocam para o público (ver a programação inteirinha em www.forrainbow.com.br).

Segundo a diretora do For Rainbow, a jornalista Verônica Guedes, “é importante construir uma cultura que garanta dignidade e direitos iguais a mulheres e homens sem preconceito de orientação sexual, crença, raça ou identidade de gênero”. E aí, você que mora em Fortaleza, não dá pra perder, né?

Pra não esquecer
9º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual
1º a 8 de outubro
Fortaleza, Cinema do Dragão do Mar
Programação completíssima: www.forrainbow.com.br

Deixe uma resposta