Pesquisa inédita levanta dados sobre o Perfil da Mulher na Política no Brasil



0 Comentários



(Ilustração: Ana Matsusaki)

É a primeira vez que uma pesquisa de abrangência nacional busca entender as características comuns às mulheres brasileiras com inspiração política.

A ideia surge pela ausência desses dados. Reunidos, os projetos Me Farei Ouvir e Elas No Poder, decidiram desenvolver uma pesquisa de abrangência nacional sobre a relação entre as mulheres e o sistema político brasileiro, em especial os partidos e as eleições. O objetivo é levantar dados sobre mulheres de todas as regiões geográficas do país que têm interesse em política, que já se candidataram a cargos políticos eletivos ou que pretendem se candidatar no futuro.

Muitos são os estudos que tentam compreender quais as razões desse público ser mais da metade da população – 52% segundo mais recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e, ao mesmo tempo, o Brasil registrar uma baixa representação política de mulheres nos espaços de decisão. Hoje, elas representam 15% do Congresso Nacional, em Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais. A pesquisa estuda uma série de hipóteses sobre esse tema e seus resultados vão subsidiar as estratégias de campanhas femininas para que estas se tornem mais competitivas.

Metodologia

O estudo é quantitativo com amostra por conveniência. Ou seja, as participantes não serão selecionadas aleatoriamente para responderem ao questionário. Dada a dificuldade em acessar o público alvo, além do curto prazo para a coleta de dados, optou-se por fazer uma ampla divulgação do questionário para obtermos respostas de todas as regiões geográficas do país.

A pesquisa já foi lançada online na plataforma TypeForm no dia 4 de novembro, e os dados serão coletados até o dia 13 de dezembro. Depois disso, será produzido um relatório analítico com os resultados para divulgação em janeiro de 2019. Relatório e banco de dados serão disponibilizados nos sites dos projetos “Me Farei Ouvir” e “Elas No Poder”. O projeto é “código-aberto” e os resultados serão divulgados e disponibilizados para conhecimento e uso de todos.

Além de se tornar uma fonte de recursos para pesquisadores de gênero e ciência política, a pesquisa também será de grande valia para partidos políticos engajados na ampliação da participação feminina e no combate ao fenômeno de candidaturas laranjas. Afinal, ela fornecerá uma série de insumos sobre como é a atual percepção das mulheres em relação aos partidos políticos; dados que são fundamentais para auxiliar os partidos em seus processos de recrutamento e manutenção dos quadros políticos femininos.

Soma de forças

(Foto: Divulgação)

O projeto “Me Farei Ouvir” é independente e 100% realizado por mulheres. Ele engloba a produção de um documentário, que está em fase de filmagem, e de um livro-cartilha, o Manual da Mulher Candidata. Recentemente, o Me Farei Ouvir conquistou o apoio de mais de 800 pessoas, instituições e marcas, atingindo o sétimo lugar entre as campanhas de financiamento coletivo mais bem sucedidas na categoria Cinema e Vídeo na plataforma do Catarse.

Durante esta campanha, que teve duração de 45 dias, as realizadoras conheceram o trabalho desenvolvido pelas cientistas políticas Karin Vervuurt e Letícia Medeiros, da ONG “Elas No Poder”, que atuam desde 2010 com pesquisas eleitorais e, desde 2018, sentiram a urgência de atuar na capacitação de mulheres para incentivar que cada vez mais mulheres se candidatem a cargos eletivos no Brasil.

A pesquisa Perfil da Mulher na Política é o segundo fruto desta parceria. O primeiro foi o Curso de Formação Política para Mulheres, realizado em outubro de 2019, que capacitou 150 mulheres com inspiração política de todos os estados do Brasil – com o apoio do coletivo Elas Pedem Vista e apresentação da ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.

Contatos

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com o Me Farei Ouvir e com o Elas no Poder, pelas redes sociais ou pelos e-mails: contato@mefareiouvir.com.br  e falecom@elasnopoder.org

///

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *