Mov.Cidade // Filme cearense Rotina Familiar concorre em votação popular



0 Comentários



Durante os dias 15 a 29 de outubro, acontece a MoV.Cidade – Mostra de Sustentabilidade e Cria­tividade Urbana de Vitória (ES). O evento, reali­zado desde 2018, acontece neste ano em caráter virtual. Dentre os filmes da programação, o curta cea­rense Rotina Familiar, idealizado e dirigido por Leo Silva e com produção de Emilly Guilherme, concorre a pre­miação. A votação será feita de forma popular, ou seja, o público vota nos melhores trabalhos, por meio da plataforma da mostra. Os seleciona­dos serão premiados com valores de até R$ 3 mil.

Em tempos de isolamento e distanciamento so­cial, as relações e costumes considerados “co­muns” tiveram que se adaptar às novas formas de convivência e normas sanitárias. Essas mudanças também refletem nas relações e rotinas familia­res, que dá nome, inclusive, ao curta e crônica visual de Leo Silva.

Rotina Familiar

O filme traz a rotina de uma família do Santa Filomena, no Bairro Jangurussu. O barulho da rede que balança na sala, a avó que cozinha e trabalha, e as brincadeiras das crianças criam uma crônica visual acompanhando os momentos de cotidiano, que poderiam ser uma tarde de segunda ou um sábado pela manhã na longa quarentena, decretada em março deste ano no Ceará.

Para Leo Silva, que, ao mesmo tempo que do­cumenta e vivencia:

“A Rotina Familiar é um filme, é um curta, é uma crônica que traz uma movimentação de tempo e espaço da casa. Cla­ro que ela nem sempre é assim, pois muitas das vezes todos estão em suas correrias e foi neces­sário um certo momento para olhar e perceber essa sintonia, essa pequena correria que, que­rendo ou não, está carregada de afeto”

“A ideia surgiu durante a quarentena, nas primei­ras semanas de março. Estava a fotografar minha casa e também a gravar pequenos takes. Duran­te esse processo, fiz uma edição simples e enviei para a Emilly. Ela comentou e começamos a pen­sar junto esse processo. Passei mais uma ou duas semanas filmando essa cena, essa rotina. E foi ‘massa’, porque resultou no filme final, que é essa rotina familiar que está no mundo”, conclui Leo.

A Mostra de Sustentabilidade e Criatividade Ur­bana de Vitória (ES) – MoV.Cidade abriu chama­da em junho para seleção de filmes, atrações musicais, performances, fotografias e outras áre­as. O evento/laboratório discute a relação da ci­dade e de pessoas com as diversas artes. Neste ano, por conta do cenário da pandemia da Covid 19, o evento acontecerá, pela primeira vez, no formato online

A transmissão dos trabalhos será exibida em uma plataforma gratuita, cha­mada MoV.On, que será lançada em setembro. (Lançamento em setembro)

Sinopse:

Março de 2020, as famílias se encontram em qua­rentena devido ao COVID19. O filme traz a rotina de uma família do Santa Filomena, no Bairro Jan­gurussu. O barulho da rede que balança na sala, a avó que cozinha e trabalha e as brincadeiras das crianças, criam uma Crônica Visual dentro dessa Rotina Familiar.

Link para assistir e participar: https://movcidade.com.br/title/rotina-familiar-cronica-visual/

Ficha Técnica:

Consultoria: Emilly Guilherme

Produção: Emilly Guilherme e Leo Silva

Ideia/Concepção/Roteiro/Câmera/Edição: Leo Sil­va

Atores/Família:

Ordem de aparição:

Mãe

Pai

Sobrinhas

Sobrinho

Apoio Cultural

l Festival de Cultura Dendicasa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *