revistaberro-destaque

Revista Berro!

Somos a Revista Berro, uma iniciativa de quatro comunicadores sociais mais nosso guru, Bode Berro. Acreditamos que a comunicação tem um papel transformador, revolucionário. Queremos ocupar um espaço contra-hegemônico, catalisador de experiências que ajudem a denunciar e expor o estado de coisas violento e excludente que vivenciamos.

Acreditamos que outra comunicação é possível! Acreditamos no jornalismo engajado, apaixonado, muito além daquele de terno e gravata forjado nos manuais de redação. Queremos um jornalismo com pulsão e tesão, que mexa com nossos nervos, que nos emocione, que vibre, que lute, que transforme! O jornalismo, no nosso entendimento, deve servir para a superação de opressões sociais históricas.

Vale dizer também que, para além do jornalismo, queremos desenvolver um espaço potente para a literatura (contos, crônicas e poesias) e para as artes (fotografia, gravuras, quadrinhos, pinturas, ilustrações, audiovisual…). Para tal, contamos com a colaboração de vocês, artistas e escritores que se sintam instigados a chegar junto e contribuir para a construção da Revista Berro.

Em muitos momentos, o nosso estilo de escrever se aproximará da oralidade, daquilo que é falado nas ruas, nas praças, nas conversas de mesas de bar. Não temos nenhum apego e nenhuma necessidade de obediência cega às estruturas autoritárias e impositivas da gramática. Queremos tirar o terno e a gravata do jornalismo e da literatura; um bermudão e uma chinela nos representam bem mais.

revistaberro-bodeberro-destaque
“Eu sou o Bode Berro e estarei sempre com vocês, negada!! Ieiiiii” (Ilustração: Rafael Salvador)

Vale dizer de agora também que faremos uso do humor como componente imprescindível na construção dessa revista; de um humor fortemente vinculado à crítica social e dos costumes hipócritas e moralistas. Lançaremos mão de um humor fortemente centrado na denúncia da coerção e da violação dos direitos humanos; um humor agressivo, de pressão e contestação do status quo da ideologia dominante. Poremos o dedo na ferida! Para isso, além dos textos, fotos e quadrinhos, teremos um personagem-mascote, que nos acompanhará em todas as edições: o Bode Berro, danado que só ele! O Berro vai ser o guru dessa revista, sempre deixando às claras suas posições, sem ficar em cima do muro.

Somos, antes de tudo, uma revista aberta, livre, anárquica, sem linha editoral definida. Nosso sistema de produção de conteúdo é baseado no nosso princípio organizador: a amizade! Pensamos que, dessa maneira, com essa forma específica e diferente de organização de pauta, não burocrática, horizontal e extremamente criativa, discutindo cada edição de forma espontânea, teremos uma liberdade para criar e inovar jamais permitida e imaginada num veículo da mídia empresarial.

Galera, por enquanto é isso! Mas logo, logo, vem muito mais! Inté!

Para saber mais, clique aqui ó: Revista Berro! e veja o vídeo abaixo!

Bode Berro, Artur Pires, João Ernesto, Rafael Salvador e Thiago Zé

Deixe uma resposta