berthalutz2

Música para lutar!

(Foto: Carla DC)

Surgida no ano de 2008 em Belo Horizonte (MG), a banda mineira de hardcore Bertha Lutz é uma pancada certeira contra o machismo que impera na sociedade brasileira. A título de curiosidade, Bertha Lutz foi uma das personagens mais significativas do feminismo brasileiro no século XX: lutou pelo direito feminino ao trabalho, contra o trabalho infantil, pelo direito à licença maternidade e pela equiparação de salários entre os gêneros; tudo isso nas primeiras décadas do século passado. Em resumo, Bertha criou as bases do feminismo no Brasil.

A banda feminista que leva seu nome é composta só por mulheres e reflete no seu som toda a carga de luta contra a opressão machista. Com letras sobre feminismo e sua prática e também sobre sentimentos do dia a dia, as integrantes estão sempre incentivando e chamando as garotas para a luta cotidiana.

Inspiradas por bandas como Dominatrix, Bikini Kill, Bulimia, Team Dresch e pelo Riot Grrrl - movimento que abrange fanzines, festivais e bandas de hardcore, punk rock e feminismo, e tem por missão informar as mulheres de seus direitos e incentivá-las a reivindicá-los -, a ideia da banda desde seu início era unir hardcore, feminismo e ativismo em seus shows.

berthalutzParece que deu certo! Em 7 anos de atividades, a Bertha Lutz já participou de diversos eventos com temática feminista como Riot Grrrl’s Not Dead, Lady Fest BH, RVIVR Brazilian TOUR 2015, todos em Belo Horizonte (MG), Vulva La Vida, em Salvador (BA), Girls Rock Camp, em Sorocaba (SP), lançamento do EP Contra Ataque da banda Anti-Corpos, além de outros. À parte o som autoral, as integrantes participam do Coletivo Feminista Cultural NADAfrágil, que milita pelo feminismo realizando diversas atividades na capital mineira.

Hoje a banda conta com a formação de Bah (vocal), Gabi (guitarra), Debris (guitarra), Rafa (baixo) e Carol (bateria). A sonoridade é punk/hardcore característico da galera que curte uma roda punk mas também quer lutar por seus direitos.

E aí, bora conferir o som dessas meninas de atitude?

Contatos: berthalutz@hotmail.com

Facebook: Bertha Lutz
myspace.com/bandaberthalutz

Alguns sons da banda:
Céu Cinzahttps://www.youtube.com/watch?v=rpzYOcmISHs
Não passarãohttps://www.youtube.com/watch?v=D8i4ALhi9Ig
Why – Rock´n Heelshttps://www.youtube.com/watch?v=T_lZjuq0qzg

 

Deixe uma resposta